Arrecadação anual por tipo de imposto

Secretaria de Economia, Planejamento e Finanças

Este indicador apresenta a arrecadação anual de impostos de competência da Prefeitura de Boa Vista:

ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;

IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano;

ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Notadamente o ISS, cuja alíquota varia de 2% a 5%, é o imposto que mais gera arrecadação aos cofres públicos, devido à quantidade de prestadores de serviços sediados no município e àqueles que anualmente se instalam em Boa Vista, o que demonstra o crescimento econômico da cidade.

A prefeitura mantém uma política de visita esclarecedora aos contribuintes, que evita as penalidades, buscando que o empresário tenha a segurança de que a primeira visita do fisco municipal será apenas educativa, para orientação sobre a regularização da situação da empresa.

O IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, tem uma alíquota que varia de 0,5% a 2,5%, dependendo do tipo de imóvel, e gera uma média de arrecadação anual de mais de R$20 milhões. Atualmente a cidade conta com uma base cartográfica de mais de 100.000 mil imóveis cadastrados, que está em contínua atualização em função do crescimento imobiliário. O salto de arrecadação do ano de 2016 para 2017 deve-se ao volume de imóveis que foram incorporados ao cadastro, a partir de um grande trabalho de regularização fundiária feito pela prefeitura neste período.

O ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis possui alíquota de 1,5% sobre o valor da transação imobiliária e produz uma arrecadação em torno de R$4,5 milhões anuais, o que significa que anualmente são transacionados em média R$300 milhões em valores imobiliários, e com o crescimento demográfico em expansão há tendência de um aumento desses valores.

Este indicador será atualizado anualmente até 30 de abril de cada ano subsequente.