Cura de casos novos de hanseníase diagnosticados

Secretaria Municipal de Saúde

Percentual de curados entre os novos casos de hanseníase diagnosticados em Boa Vista, por ano.

A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos, tem um período de incubação que pode variar de 3 a 7 anos, mas tem tratamento e cura.

O tratamento da hanseníase é a única forma de quebrar a cadeia de transmissão da doença. Em Boa Vista, todas as unidades de saúde disponibilizam o diagnóstico e o tratamento que tem duração de 6 meses para os casos paucibacilares e 12 meses para os casos multibacilares.

Para cálculo do indicador é utilizada a seguinte formula:

Nº de casos novos de Hanseniase diagnosticados e curados nos anos de coortes/ Total de casos novos de Hanseniase nos anos das coortes X 100.

Quanto maior, melhor.

Para 2020, dados coletados referentes Janeiro a Abril, primeiro quadrimestre padrão para análises dos dados da saúde. A data da próxima atualização é Set/2020.

Este indicador avalia a capacidade dos serviços de assistir os pacientes de hanseníase. A avaliação da cura de casos novos de hanseníase realizada em 2019 refere-se à coorte de 1/1/2018 a 31/12/2018, para os casos paucibacilares, e à coorte de 1/1/2017 a 31/12/2017, para os casos multibacilares.

Com início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o município de Boa Vista decretou situação de emergência em saúde pública, medidas de isolamento e suspensão de alguns serviços, com base nos Decretos n° 033, de 16 de março de 2020, e n° 038, de 22 de março de 2020, que têm a finalidade de garantir a execução das medidas profiláticas e o tratamento necessário para atual situação de saúde.