Agronegócio

Conheça o Agronegócio em Boa Vista

A Prefeitura Municipal de Boa Vista atua no desenvolvimento da agricultura e pecuária no município por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos indígenas (SMAAI), realizando a política pública do setor com iniciativas de grande alcance, como o Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Patrulha Mecanizada e o Programa de Vacinação Bovina Indígena. Tais programas têm o objetivo de desenvolver e fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a produção, garantir o abastecimento de alimentos à população e promover renda aos que mais precisam.

Veja como se inscrever no PMDA através das informações contidas no DOM Nº 5028, de 13 de Dezembro de 2019, Clicando aqui >

Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio
Criado em 2018, o PMDA tem como principais objetivos apoiar e desenvolver a produção da agricultura familiar do município, possibilitando a empregabilidade das famílias, o aumento da produção, o incremento da renda e consequentemente o desenvolvimento do setor. O programa sob a responsabilidade de SMAAI promove o fomento e assistência técnica em todas etapas da produção por meio de capacitações, análise de solo, correção e preparo de solo, doação de insumos agrícolas e fornecimento de máquinas e implementos. O investimento realizado pela PMBV é operacionalizado por meio de cooperativas agropecuárias que beneficiam os agricultores cooperados e fortalecem este tipo de empreendimento, pois os valores aplicados são, como regra, reinvestidos em insumos e máquinas agrícolas promovendo a sustentabilidades dos negócios individuais e coletivos. O processo é acompanhado pelo poder público por meio de prestações de conta anuais. O programa incentiva a produção de grãos no inverno, como feijão, soja e milho (que se destaca com produtividade de até 130 sacas/há) e pela produção de hortifruti, no verão, com as culturas de melancia, melão, hortaliças e batata doce que utilizam irrigação. Os resultados, qualitativos e quantitativos, alcançados pelos produtores assistidos pelo programa têm feito a diferença na vida dos agricultores, demostrando-se como uma eficiente política pública municipal no agronegócio familiar. Veja o indicador do PMDA no link abaixo:
Acessar >
Programa de Aquisição de Alimentos
O programa de aquisição de alimentos (PAA), criado em 2003 pelo governo federal, é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista desde 2018, sob a coordenação da SMAAI na modalidade doação simultânea e tem como objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar local para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar por intermédio de entidades socioassistenciais indicadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O programa tem como regra adquirir produtos de indígenas, extrativistas vegetais, quilombolas, pescadores artesanais e agricultores familiares. Com o apoio recebido pelo PMDA, os agricultores familiares estão conseguindo maior produtividade, e o excedente de sua produção qualificada é adquirida pelo PAA. A interação dos dois programas garante a melhoria da renda do produtor e o simultâneo fornecimento de alimento de qualidade a quem tem necessidade. Veja o indicador do PAA no link abaixo:
Acessar >
Patrulha Mecanizada
No ano de 2019 a PMBV recebeu, mediante um convênio federal, recursos destinados à aquisição de um conjunto de máquinas pesadas composto por motoniveladora, escavadeira, rolo compressor e pá carregadeira para realização de um trabalho específico a favor dos pequenos agricultores e indígenas. Dentre os serviços executados destacam-se a conservação e recuperação de estradas vicinais do município, a escavação de tanques como reservatório de água para irrigação e dessedentação animal, piscicultura e também a abertura de novas áreas para introdução de lavouras. A recuperação de estradas feita pela Patrulha facilita o acesso dos produtores a suas propriedades, bem como garante o escoamento da produção, sendo um dos serviços mais solicitados pelos cidadãos beneficiados. Veja o indicador da Patrulha Mecanizada no link abaixo:
Acessar >
Campanha de Vacinação Bovina
A Prefeitura de Boa Vista tem o compromisso de realizar a vacinação de todo o rebanho bovino das comunidades indígenas do município, contribuindo para a erradicação da febre aftosa no estado de Roraima e no Brasil. A vacinação é realizada anualmente pela SMAAI, em duas etapas que ocorrem no primeiro e segundo semestres, conforme normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante a campanha, além das doses de vacina contra febre aftosa é oferecido vermífugo, agulhas, seringas e demais insumos necessários, gratuitamente, a fim de melhorar a saúde e promover ganhos zootécnicos ao rebanho. Todo trabalho é feito com acompanhamento de Médico Veterinário e Técnicos Agropecuários da SMAAI, garantindo a qualidade dos procedimentos e cuidados com os animais. Com intuito de promover conhecimento aos indígenas, a Secretaria, em parceria com o SENAR, periodicamente oferece um curso de vacinador aos responsáveis pelo rebanho dentro da comunidade indígena, capacitando-os para a lida com os animais. Conheça dados sobre as Campanhas de Vacinação Bovina no link abaixo:
Acessar >